Oboé

Sara Dias é natural de Macau (20/09/1994). Iniciou os seus estudos de música em 2001 no Conservatório de Música de Sintra, no curso de piano. Aos 10 anos começou a estudar oboé, com Óscar Viana. Em 2007 ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa, no curso articulado, e em 2009 no curso integrado em piano, com Daniela Ignazzito, tendo como segundo instrumento o oboé na classe de Luís Marques. No ano seguinte continuou a formação no Conservatório – Escola de Artes da Madeira (Funchal), no piano com Robert Andres e na classe de oboé com Louise Whipham, terminando o Secundário em Música em 2012.


Licenciou-se na Academia Nacional Superior de Orquestra (oboé), em 2016, com os professores Pedro Ribeiro e Sally Dean e, em 2018, na Escola Superior de Música de Lisboa, em Direção Coral/Formação Musical.
Participou em masterclasses de oboé com Nelson Alves, Thomas Indermühle, Christian Wetzel, Arnaldo de Felice, Samuel Bastos, Diethelm Jonas, Stefan Schilli, Louise Pellerin, Omar Zoboli, Luís Pérez, Peter Veale; masterclasse de Piano com Constatin Sandu; e masterclasse de Música de Câmara com o Trio Catch. Colaborou com diversas orquestras entre as quais, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica da Metropolitana, Orquestra Académica da Metropolitana, Orquestra Sinfónica do Porto e Orquestra Sinfónica da ESMAE.
Teve oportunidade de trabalhar com os maestros Emilio Pomarico, Michael Zilm, Jean-Marc Burfin, Sebastian Perłowski, Paul Mccreesh entre outros.
No ano letivo 2018/2019 ingressou na Musikhochschule Lübeck, na classe de Diethelm Jonas, como aluna de Erasmus e concluiu o Mestrado em Interpretação Artística, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo com o professor Ricardo Lopes.