Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Ponta Delgada em 1989, com os professores Michael Ross, Maxim Doujak (Violoncelo) e Ana Paula Andrade (Composição), Shelley Ross (Música de Câmara) e Grigory Spektor (Orquestra de Cordas), entre outros.
Da sua experiência musical, ainda nos Açores contam-se as suas colaborações com alguns grupos corais locais como o Grupo Coral de S. José, Orfeão Edmundo Machado, Orpheu, entre outros.
Completou a Licenciatura em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do Prof. António Pinho Vargas, tendo terminado o curso com a média de 17 valores, em Julho de 2003.
Durante o decorrer deste curso, ainda teve a oportunidade de trabalhar com os professores Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Christopher Bochmann, Luis Tinoco e António Sousa Dias.
Concluiu o 8º grau de Violoncelo na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa com 19 valores, sob a orientação da Profª. Teresa Portugal.
Concluiu a Licenciatura do curso de Violoncelo na Escola Superior de Música de Lisboa, em 2007, na classe da Profª. Clélia Vital. Como orientadores na disciplina de Música de Câmara teve os professores Stephen Bull, Alexandra Mendes, Nuno Inácio e Irene Lima.
Frequentou o Mestrado em Violoncelo, na Universidade de Évora (EU), sob a orientação de Paulo Gaio Lima e Teresa Valente Pereira (Violoncelo) e Mauro Dilema (Música de Câmara).
Concluiu a profissionalização em serviço pela Universidade Aberta (UA) em 2016 com 15 valores.
MASTERCLASSES E WORKSHOPS
Violoncelo, Música de Câmara e Orquestra:
Participou em inúmeros estágios de orquestra organizados pela Orquestra Sinfónica Juvenil, já referida anteriormente, nos Açores, Madeira e Figueira da Foz, sob a direcção de Christopher Bochmann.
No ano de 2003 participou numa Masterclasse de violoncelo, realizada na Escola superior de Musica de Lisboa, sob a orientação do Prof. Vaclav Bernaseck e, em Agosto de 2004 numa Masterclass, também de violoncelo, realizada em Viana do Castelo, sob a orientação do Prof. Levon Mouradian.
Em 2007 participou numa Masterclasse de violoncelo, realizada no Conservatório das Caldas da Rainha sob a orientação de Paulo Gaio Lima.
Nesse mesmo mês participou num Workshop de música de câmara contemporânea realizado em Chambery, França, organizado pela Jeunesse Moderne, sob a orientação de Cornelius Hummel, Jacques Aboulker e Géry Moutier, onde interpretou peças de Toru Takemitsu (Quatrain II) e de Tristan Murail (La Barque Mystique).
Em Setembro de 2005, frequentou o Curso de Aperfeiçoamento de Instrumento em Guimarães, com Paulo Gaio Lima. No ano seguinte frequentou a Masterclass em Caldas da Rainha com o mesmo violoncelista.
Em Maio de 2006, participou na Masterclass de Violoncelo organizada pela ESML, orientada por Peter Bruns.
No final do ano de 2006 foi aceite durante um período de três meses na HAMU (Academia de Música e Artes Performativas) de Praga, ao abrigo do programa SOCRATES-ERASMUS tendo integrado as classes Jiri Hosek e Tomas Hula em Violoncelo e Música de Câmara, respectivamente. Participou ainda no estágio de orquestra da desta mesma escola.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Violoncelo (Solo, Música de Câmara e Orquestra):
Em 1998, integrou a Orquestra Sinfónica Juvenil (OSJ), dirigida por Christopher Bochmann, onde permaneceu até Julho de 2004, tendo sido nomeado chefe de naipe a partir do ano de 2002. Com esta orquestra representou Portugal no Festival Internacional de Música de Tianjin, na China, no Verão desse mesmo ano.
Nesta orquestra teve também a oportunidade de trabalhar com Roberto Pérez, Vasco Pearce de Azevedo, Pedro Amaral, António Costa, entre outros maestros de renome.
Participou em várias edições das “Peças Frescas”, organizadas pela ESML no Jardim de Inverno do Teatro S. Luís, como membro do Grupo de Música Contemporânea da escola, bem como membro de outras formações de câmara convidadas e também como compositor.
Fez recitais com peças a solo com Visões, da sua autoria, Quatro Estrofes,de Luís Cardoso, e Lied II,de Christopher Bochmann.
Para a RDP – Antena 2, gravou o 3º andamento do Quarteto de Cordas, de Luís Freitas Branco, e o Quarteto de Cordas op. 95 em Fá m,de Beethoven.
Participou, em 2005, integrado no corpo da OSJ na estreia, em Portugal, da obra Himnem, de Karlheinz Stockhausen, dirigido por Pedro Amaral, realizada no auditório da Culturgest.
Colabora, assiduamente, em vários concertos com a Orquestra Gulbenkian tendo sido dirigido por maestros de renome como Lawrence Foster, Osvaldo Ferreira, Rudof Barshai e Jean-Claude Casadesus, Anthony Witt, Muhaij Tang e Peter Rundle, tendo acompanhado solistas como Anne Gastinel, Valery Sokolov, entre outros.
Com esta orquestra participou, sob a direcção de Guillaume Bourgogne, como instrumentista, nos concertos integrados nos Workshops de Jovens Compositores Portugueses realizados por Emmanuel Nunes nas edições de 2004 a 2006.
Neste ano participou, ainda, no remake do musical de Andrew Lloyd Webber Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat, no CCB.
Integrou a orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, na Festa do Avante, em Setembro de 2005 e depois em 2007, bem como noutros eventos.
Nesse mesmo ano realizou um concerto com o Grupo de Música Contemporânea da ESML, integrado no Festival Música Viva, realizado por Miguel Azguime.
Integrou o Ensemble Plim, dirigido por Daniel Schvetz, dedicado exclusivamente à música dos séculos XX e XXI.
Em Agosto de 2007, integrou a orquestra da Companhia de Ópera por ocasião do Festival de Óbidos sob a direcção de Armando Vidal e Andreoli.
Foi membro efectivo do grupo de música contemporânea Ensemble Contemporaneus, tendo sido dirigido, neste agrupamento, pelos maestros Christopher Bochmann, Rui Ribeiro, Roberto Pérez, Paulo Lourenço e Pedro Amaral.
Com este ensemble teve a oportunidade de estrear várias obras originais
Foi também membro da Camerata SAMP, constituída por alunos e professores desta escola e onde também teve a oportunidade de estrear obras da sua autoria.
Teve a oportunidade de participar, enquanto solista convidado, em edições de 2008 e 2009 dos Concertos para Bebés, com os títulos Abraçar o Som e Guilhermina, a mãe do violino grande, em Leiria, Sintra e no Porto (Casa da Música), programados e dirigidos por Paulo Lameiro.
Com o mesmo agrupamento, deslocou-se em 2012 à digressão dos Concertos para Bebés em Antuérpia, espectáculo onde se apresentaram obras originais e arranjos de sua autoria.
Com Sandra Medeiros e Francisco Sassetti apresentou-se em vários concertos, sendo de salientar a sua participação em várias edições do Festival Ebora Musica e, também, na edição de 2013 dos Dias da Música em Belém, num concerto dedicado à música luso-brasileira (Modinhas Luso-Brasileiras), apresentando arranjos seus sobre obras de compositores das duas nacionalidades, espectáculo esse que veio a repetir-se no ano de 2014, integrado nas comemorações do 50º aniversário do Conservatório Regional de Ponta Delgada (concerto em que também participou a violinista Lídia Medeiros).
É também membro da Orquestra de Câmara Portuguesa onde já teve a oportunidade de trabalhar com Pedro Carneiro, Pedro Neves, Pedro Amaral, Alberto Roque e Luís Carvalho. Ainda com esta orquestra, interpretou como instrumentista solista a Kammersymphonie nº1 de Schoenberg, dirigida por Pedro Amaral.
Com esta orquestra esteve na digressão que foi feita ao City of London Music Festival, apresentando-se no Guidalh School of Music e, também, em outros projectos conjuntos com a Companhia Nacional de Bailado (Giselle).
É membro do Ensemble Eça de Queirós, onde também se apresentaram várias obras da sua autoria.
Em 2013 estreou-se a solo no Teatro José Lúcio da Silva interpretando o Concertino para Violoncelo e Banda Filarmónica, de sua autoria (encomenda da SAMP pela ocasião do seu 140º aniversário), sob a batuta do maestro Alberto Roque. Mais tarde, em 2018, voltou a interpretar esta obra, com a Orquestra Regional Lira Açoriana, novamente sob a direcção de Alberto Roque, no Teatro Micaelense (Ponta Delgada).
Em Março de 2015, estreou no Auditório Mário Viegas, no âmbito do Festival “Peças Frescas” organizado pela ESML a obra para violoncelo solo As Cinco Estações de João Llano, apresentação essa gravada pela Antena 2.
Em Dezembro de 2017 apresentou-se em recital de violoncelo e piano no âmbito da temporada de música “Clássica na Fábrica” da Fábrica das Palavras em Vila Franca de Xira.
Em Setembro de 2018, apresentou-se em duo com a violinista Sara Llano no MIMO (Museu da Imagem e Movimento) em Leiria, no âmbito da exposição “Nós”, onde foram apresentadas também obras da sua autoria.
Composição:
Como compositor, a sua obra mostra-se profícua e diversificada.
Peças suas, como Visões para Violoncelo Solo e Sintonia para Ensemble de 14 Instrumentos, foram estreadas em várias edições das “Peças Frescas”.
Na temporada 2004/05, foi estreada a obra Versos para sexteto de violoncelos no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian pelo grupo “Violonseis”, formado pelo naipe de violoncelos da Orquestra Gulbenkian.
Em Outubro de 2005, frequentou o Seminário de Composição realizado na Fundação Gulbenkian e orientado por Emmanuel Nunes, no âmbito do Workshop para Jovens Compositores Portugueses.
Em Janeiro de 2007, foi estreada a peça O Lobo, o Capuchinho e a Avó pela Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Guillaume Bourgogne no âmbito do Workshop para Jovens Compositores promovido por esta Fundação.
Em Novembro de 2007, a sua peça Cânone foi apresentada no Atelier de Leitura para Jovens Compositores da Orquestra do Algarve, tendo sido dirigida pelo maestro Cesário Costa.
No ano de 2013, esta mesma peça foi estreada pela OCP no Teatro Aberto (Lisboa), juntamente com o seu arranjo da obra Movimento Perpétuo de Carlos Paredes.
Em Dezembro de 2007, foram estreadas as suas Três Melodias Açorianas no Ciclo Ebora Musica. Os Lindos Amores e A Fofa foram também estreados no Ciclo “Música no Inverno” do Ebora Musica, em 2009. Estas três obras foram estreadas por Sandra Medeiros (soprano), Francisco Sassetti (piano) e Jorge Trindade (clarinete). Esta última obra (A Fofa) foi também apresentada no festival Açores Temporada de Música, 2010.
Foi convidado a compor a peça Intermezzo para Contrabaixo Solo para a XXII Edição do Prémio Jovens Músicos de 2008, para a prova eliminatória deste instrumento.
Esta peça foi editada pela AVA e encontra-se, presentemente, à venda no site da editora.