Canto e Classe de Conjunto (Coro)
Pedro Nascimento, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto, na classe de canto da professora Palmira Troufa. Frequentou, posteriormente, a Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, sob orientação dos professores: José Manuel Araújo, José Carlos Xavier e do Maestro Armando Vidal.
Licenciou-se na Escola Superior de Música de Lisboa, nas classes das professoras Elsa Saque e Sílvia Mateus; trabalhando paralelamente com os professores Nuno Vieira de Almeida, Fernando Fontes e Olga Prats. Ao abrigo do programa Erasmus, estudou no Conservatorio Licínio Refice de Frosinone, em Itália, na classe da professora Silvia Ranalli.
Frequentou aulas de aperfeiçoamento com Elsa Saque, Giulio d’Angelo, Walter Moore, Loh Siew-Tuan, Graham Johnson, Yvonne Minton, Sarah Walker e Silvia Ranalli.
Colaborou diversas vezes como coralista com o Círculo Portuense de Ópera, o Estúdio de Ópera da Casa da Música (Porto), a Companhia Portuguesa de Ópera, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Voces Caelestes, entre outros, tendo participado em vários concertos e de mais de vinte óperas.
Integrou o elenco do musical Amália de Filipe La Féria em quarenta representações no teatro Sá da Bandeira, no Porto.
Foi membro do coro da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2005 e 2011.
Enquanto solista interpretou a parte de tenor em: Missa em Sol M de Carlos Seixas; Le Roi David de Honegger; Lauda per la Nativita de Respighi; Missa Criolla de Ariel Ramirez; Petite Messe Solenelle de Rossini. Foi Vasco da Cunha no musical A Queda de um Anjo de Villas-Boas; 2º Sacerdote, Monostatos e Tamino em A Flauta Mágica e D. Curzio em As Bodas de Figaro de Mozart; Eneias e Sorceress em Dido e Eneias de Purcell; Aldeão em I Pagliacci de Leoncavallo; Abdallo em Nabucco de Verdi; Professor em O Sonho Mágico de Stella Lalova. Estreou o papel de Tio Lopes em Orquídea Branca de Jorge Salgueiro, na Ilha da Madeira, e foi Selimo na primeira audição moderna de La Zaira de Marcos de Portugal na Fundação Calouste Gulbenkian. Foi dirigido pelos maestros: Kamen Goleminov, Jorge Matta, Sérgio Fontão, Paulo Lourenço, Eugene Rogers, Nicola Giusti, Andrew Swinnerton, José Ferreira Lobo, Young Min Park, Jorge Salgueiro, Giovanni Andreoli, Yan Mikirtumov e Jean-Sébastien Béreau, entre outros. Em Itália representou os papéis: Il Capo della polizia (protagonista) em L’Organo di Bambù de Ennio Porrino; Rinuccio em Gianni Schicchi de Puccini; Don Ottavio em Don Giovanni de Mozart e Bardolfo em Falstaff de Verdi, sob direcção dos maestros: Marco Attura, Alessandro Cedrone, Pietro Liberati e Mauro Paris, respectivamente.
Frequentou masterclasses e cursos de Direção Coral com Paulo Lourenço, Eugene Rogers, Gonçalo Gouveia, Stephen Coker, Elisenda Carrasco, entre outros.
Foi conferencista no VII Encontro Regional de Educação – Aprender no Alentejo da Universidade de Évora a convite do Prof. Dr. Bravo Nico.
Leccionou as disciplinas de Canto, Saúde Vocal e Coro no Conservatório Regional de Évora, onde foi Diretor Pedagógico e Coordenador do Departamento de Canto, Línguas e Classes de Conjunto, tendo, ainda, fundado e dirigido o Coro de Encarregados de Educação nessa instituição. Foi também docente na Álamos Art – Academia de Música e
Artes dos Álamos, na área do Canto e Técnica Vocal, instituição onde dirigiu os coros infantil e adulto.
Actualmente dirige os coros: CorUÉ – Coro da Universidade de Évora, Coro de Câmara de Montargil e Coral Évora.
Após a conclusão de estágio profissional, em mestrado, na Escola Superior de Música de Lisboa, encontra-se a concluir o mestrado em ensino da música, na vertente de canto e música de câmara, na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco.