Pedro Almeida, natural da Moita, iniciou os seus estudos musicais em Clarinete na Sociedade Filarmónica 1º de Dezembro de Montijo, aos 11 anos de idade, com o Professor João Rocha. Ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional anos mais tarde, onde frequentou o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro, tendo sempre como seu mentor o Professor Rui Martins. A par com a sua formação académica frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento artístico com Professores como Luís Gomes, Nuno Silva, Ettiene Lamaison, Giorgio Feroleto e Massimo Mazzone. É licenciado em Música, na vertente de Clarinete, pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Na Direção de Orquestra de Sopros tem frequentado diversos cursos de Direcção de Orquestra, a par com a sua formação académica, com Maestros como Rafael Albors, Pedro Neves, Paulo Martins e André Granjo. Em Maio de 2014 foi um dos alunos seleccionados para participar no “Conducting Weekend” – Masterclass de Direcção de Orquestra, ministrado pela Royal Northern College of Music (Manchester, Inglaterra), onde trabalhou com os Maestros Mark Heron, Nicolas Pasquet, Marco Bellasi e Gergeley Madaras. Participou na I e II Masterclass de Banda Sinfónica, organizada pela Banda Sinfónica do Exército em 2017 e 2018, respectivamente. Participou também na Masterclass orientada pelo Maestro Shanon Kitelinger e a Banda Sinfónica de Aveiro, e nas masterclasses organizadas pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete com o maestro Mitchell Fennell. Participou, em Novembro de 2017, no curso de Direcção de Orquestra de Sopros e Brass Band, ministrado pelo Royal Northern College of Music, onde trabalhou com os Maestros Clark Rundell e Morten Wensberg.

Integrou a classe de Direção de Orquestra do Maestro Jean Sebastiean Béreau entre 2016 e 2017.

No seu percurso musical conta ainda como membro fundador do InTempo – Quarteto de Clarinetes, quarteto este que mantém em atividade regular desde 2012. Conta como membro fundador da Orquestra de Clarinetes Marcos Romão dos Reis Júnior. É professor convidado de várias entidades oficiais para a realização de sessões de sensibilização para a música destinadas a pais e crianças, tendo colaborado já com diversos municípios e escolas.

Atualmente desempenha funções no CRAM – Conservatório Regional de Artes do Montijo, como Professor de Pré-Iniciação Musical, Formação Musical e Orquestra. Frequentou o Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros, lecionado pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Como Maestro tem atualmente a seu cargo a direção artística da Banda Recreativa de Bucelas (Loures), função que desempenha desde Outubro de 2015. É Maestro da Banda de Música da Sociedade Filarmónica União Agrícola de Pinhal Novo (Palmela), cargo que ocupa desde Maio de 2018. Colabora regularmente como Maestro na Orquestra Escolar de Sintra. É Maestro da Orquestra de Sopros do CRAM – Conservatório Regional de Artes do Montijo.

No decorrer do ano de 2019 foi agraciado com a Medalha de Mérito Municipal na área da Cultura, “Palmela é Música” – Grau Prata, pelos serviços de relevo prestados ao concelho de Palmela.

Atualmente encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música – variante de Formação Musical e Classe de Conjunto, lecionado pela Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

É membro da WASBE – World Association for Symphonic Bands & Ensembles. É membro da APEM – Associação Portuguesa de Educação Musical.