Miguel Fonseca nasceu em 1978 em Lisboa.
Iniciou a sua formação teatral aos 15 anos num grupo de teatro amador em Loures na Sociedade 1º de Agosto Santa Iriense, sob a direção do ator Carlos Francisco.
Ainda em Loures faz formação e participou em projetos do Grupo de Teatro O Bando, sob a direção dos atores Miguel Moreira e Ana Brandão e da Companhia de Teatro A Barraca, sob a direção do encenador Hélder Costa.
Frequentou o Curso Livre de Teatro e o 1º ano do Curso de Formação de Atores no Instituto de Artes do Espetáculo onde teve como professores os atores Manuel Coelho e Maria Henriques.
Ingressou na Escola Superior de Teatro e Cinema na Licenciatura do Curso de Formação de Atores – Variante de Encenação em 1998 onde teve como professores João Mota, João Brites, Filipe Crawford, Glória de Matos, Anna Paula, Lucca Apprea, Madalena Vitorino, Antonino Solmer e Ana Támen.
Ainda no 2º ano da licenciatura participou no espetáculo A Real Caçada ao Sol de Peter Shaffer, com encenação de Carlos Avillez no Teatro Nacional D. Maria II.
Integrou como ator o elenco do espetáculo de teatro que esteve mais tempo em cena em Portugal: As obras completas de William Shakespeare em 97 Minutos sob a direção de Juvenal Garcês na Companhia Teatral do Chiado.
Aos 21 anos foi convidado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão para encenar o Cortejo Histórico das Festas Antoninas, função desempenhada durante 10 anos consecutivos, que envolvia Grupos de Teatro, Associações e Forças Vivas de todo o Concelho.
Foi Assistente de Adriano Luz na área de Direção de Atores da Fealmar, Lda numa telenovela da TVI e assistente de formação, direção de atores e encenação durante 5 anos de Ávila Costa no GTL – Grupo de Teatro de Letras da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Os últimos trabalhos como ator aconteceram na Companhia de Teatro O Sonho, uma vez que a partir daí passou a trabalhar exclusivamente na área de formação, direção e encenação de Teatro.
Leciona Expressão Dramática há mais de 15 nas Atividades de Enriquecimento Curricular de diversas escolas básicas do concelho de Odivelas, concelho onde contribuiu para a fundação da Esquerda Alta – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva.
Foi Consultor Artístico da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã, onde coordenou Residências Artísticas Multidisciplinares e encenou espetáculos para as Aldeias Históricas de Portugal;
Foi Professor de Interpretação no Curso de Formação de Atores da Universidade Lusíada de Lisboa e da TZM, Produções durante dois anos.
Desde 2021 que trabalha como autor, formador e encenador no projeto De Loures para Loures – Projeto de Formação e Criação Teatral, criado pelo Teatro Agita, associação cultural e social com mais de 20 anos da qual é fundador e atualmente Diretor Artístico; Ainda no Teatro Agita encenou dois espetáculos de Par Lagerkvist que integraram a programação do Teatro da Trindade e do Centro Cultural da Malaposta.
Continua ainda hoje a coordenar Residências Artísticas e Projetos de Animação de Rua de diversos eventos: Mercado Medieval de Óbidos, A Capital do Natal, Aldeias em Festa…
Atualmente é professor no Conservatório do Montijo onde dinamiza os Cursos de Teatro, Construção de Personagens e Storytelling;