Formação Musical, Física do Som e História da Música
Maja Stojanovska, nasceu na República da Macedónia em 1979, onde iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Bitola.
Aos 16 anos de idade, ingressou na Escola Superior de Musica em Skopje, na classe da Professora Milica Specovic – Ribarski. Conclui a sua licenciatura em piano com 19 anos de idade, e o mestrado aos 23 anos com CUM LAUDE. Durante este período da sua formação, trabalhou com vários Professores e conceituados pianistas internacionais, entre eles destacam-se Andrei Diev, Aquilles del Vigne, Diane Anderson, Vitaly Margullis, Luís de Moura Castro, Eugene e Elizabeth Pridonoff, Paul Badura-Skoda, Dang Thái Son, Manuela Gouveia. Entre 2003 e 2007 realizou duas especializações, na Bélgica e na Turquia.
Ganhou vários prémios em concursos nacionais e internacionais, dos quais se destacam entre outros os seguintes, Diploma de Música de Câmara, Diploma de Música Contemporânea, Segundo Prémio Internacional de Piano, Interfest 2000, Primeiro Prémio Internacional, YAMAHA 1999, Primeiro Prémio Especial, Competição Estatal de Piano, 1998, Finalista entre 50 talentosos pianistas na ‘La muse Itália 1997’, Segundo Prémio e Prémio Especial Talento ‘Milcho Leviev’ em 1994.
Como solista participou em vários concertos, dos quias se destacam entre outros os seguintes, Participação no Festival de Música Moderna Modars em Skopje, e no Festival Internacional Interfest em Bitola, ambos na República da Macedónia em 2016, Participação no Festival de Oeiras 1700 em julho de 2018, Festival ao Largo 2015, com o Conservatório Regional de Artes do Montijo, Recital como Convidada Especial em Cerimónia na Universidade de Istambul em 2004, e Solista com Orquestra de Câmara de Bitola, conduzida por Tatiana Kovacevska, Solista (Rachmaninoff ‘Variações sobre um tema de Paganini’) com a Orquestra Filarmónica da Macedónia, conduzida pelo Maestro Kozlowski da Polónia, Concerto de Chopin em e-menor nº 1 (Solista) com a Orquestra Filarmónica da Macedónia, conduzida pelo Maestro Canev.
Enquanto esteve na República da Macedónia, leccionou no Conservatório Nacional, e foi assistente na classe de piano na Escola Superior de Musica em Skopje. Em Portugal desde 2009, leccionou no Conservatório de Música Dom Dinis em Odivelas, e no Instituto Piaget em Almada. Actualmente encontra-se a leccionar no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e no Conservatório de Musica Sons e Compassos em Sintra.